segunda-feira, 25 de abril de 2011

Terceira Proposta - Segunda Imagem



A primeira imagem apresenta um campo verde e iluminado onde três crianças andam de mãos dadas e parecem aparentemente felizes. Trata-se de um lindo dia de sol os três correm pelos campos cobertos de flores.
Apenas com a hipótese de recorrer à manipulação de cor para transformar a mensagem da imagem, procurámos mudá-la ao ponto de apresentarmos um campo escuro, sombrio, onde três crianças correm fugindo de algo de noite. Começámos por escurecer bastante o campo, fazendo-o por etapas, sendo que nem todos os verdes eram iguais e era necessário um cuidado especial para os escurecer. Não se tratou só de escurecer, pois os próprios verdes do campo ficaram com um efeito em tons frios e azuis, remetendo isto para a luz típica da noite, do luar. Também o plano de fundo se tornou mais escuro e mesmo as roupas das crianças, agora sem a iluminação do sol, deixaram de ser tão coloridas. A imagem tornou-se bastante mais escura com o objectivo de realçar a ideia de se tratar de uma noite escura, transmitindo medo e a sensação de perigo pelas crianças. Estas podem estar eventualmente na segunda imagem a fugir de algo, parecendo que ao darem as mãos estão com medo do ambiente que as envolve.

Com a manipulação de cor mudámos a mensagem da imagem, sendo que um campo colorido com três crianças a brincar num dia de sol, se tornou numa paisagem sombria, numa noite assustadora com as mesmas três a correr com medo no meio de um bosque.

Sem comentários:

Enviar um comentário