segunda-feira, 21 de março de 2011

Resultado final da primeira proposta



O nosso primeiro trabalho na disciplina de Design e Comunicação Visual consiste numa colagem feita à mão onde procuramos juntar vários elementos que visam a traduzir visualmente cinco palavras da música 'We just dont care' do cantor John Legend, nomedamente 'love', 'fire', 'stars', 'world', 'break rules', 'follow' e 'fun'.
A colagem é composta por inúmeras imagens e ideias que fomos coleccionando ao longo do percurso de montagem. A imagem do mundo foi retirada duma revista e a esta foi sobreposta uma outra fotografia de um coração feito com mãos humanas, que visa simbolizar a presença indispensável do amor em toda a parte. O coração, comparado com o tamanho real e em proporção com o do mundo está muito maior que o normal, sendo que o elemento básico de comunicação visual a escala foi utilizado assim para o realçar. A ideia do mundo se mover constantemente é enfatizada pelo pormenor dos pedaços de massa à volta do elemento que mostram esta rotação constante e criam dinâmica e movimento. A presença de estrelas à volta do mundo estabelece a ligação entre o mundo e o que está para além do tocável e do visível, despertando no observador um sentimento de sossego representado pelo cariz especial da noite.
Uma das imagens que possivelmente atrai mais o observador na sua primeira observação do trabalho é o coração feito por aparas de lápis, que dão textura ao elemento e o tornam mais dinâmico. As cores das aparas também apontam para a felicidade, que está sempre ligada ao amor. Podemos ver também outras imagens, como por exemplo uma duma chama, queimada à volta, tornando-se com este efeito mais real e simbolizando o fogo da paixão e a força que o amor, tal como o fogo, tem. A seta feita de bocados de papel ou a palavra ''GO'' feita de legos funcionam como uma direcção e encorajam de certa forma o observador a arriscar a felicidade. A palavra, uma vez feita com material tocável como o lego e devido às sombras desenhadas apresenta-se em três dimensões, tornando-se assim mais real,. A textura é também visível na palavra LOVE, escrita com areia, assim como é de se notar a presença do cadeado (simbolizando a união) ou o exemplo de escala presente no tamanho do mundo ou na mão que segura o casal de namorados. A presença de flores em tons rosa manifestam imediatamente a ideia de alegria, paixão, e felicidade, pelo seu cariz cromático e pela ligação do elemento à estação da primavera, que por sua vez simboliza o iniciar duma fase.
É de se notar a presença da imagem de um casal de namorados, sobreposta pela frase ‘BREAKING THE RULES’, que tem como objectivo encorajar o observador a amar sem limites e a arriscar certas atitudes em prol da felicidade. A rapariga a soprar pedaços de papel em direcção à câmara mostra no fundo a impulsividade das pessoas e a necessidade de se praticar estas pequenas atitudes que simbolizam liberdade de expressão e a ousadia de arriscar. A imagem apaixonada do casal no canto superior direito sublinha novamente a ideia geral do amor, assim como a cor vermelha de fundo da colagem, que uma vez pintada de uma forma básica e sem perfeccionismo pretende de certa forma caracterizar este sentimento: forte e vivo mas nem sempre com a perfeição total a que muitas vezes é associado.
Optamos por apresentar na capa do CD um ‘’resumo’’ das ideias presentes na imagem, isto é, escolhemos mostrar uma parte do coração, a imagem dos namorados no canto superior direito, a palavra ‘LOVE’ que resume o projecto visual, a chama que mostra assim a força deste sentimento etc. As flores foram seleccionadas para elemento central porque focam em si toda a vivacidade e a felicidade que queríamos transmitir. Por outro lado, para a imagem do CD em si optamos por nos focalizar no mundo e na imagem sobreposta do coração feito por alguém e que simboliza nitidamente a presença do amor e a urgência de união entre as pessoas em toda a parte. Pretendemos assim apelar à necessidade da paixão, do amor e do sentimento mais puro que pode ser vivido pelos Homens no mundo.
Pensamos que os nosso objectivos foram bem conseguidos neste trabalho, uma vez que transmitimos as ideias que pretendíamos: traduzir os conceitos da música escolhida em elementos visuais, que os visam a representar e mostrar neste caso particular a força que o amor tem no mundo e em todas as pessoas que o vivem.
 
 
Mariana Cintra e Catarina Cruz


Sem comentários:

Enviar um comentário